Obras poderão estar concluídas no início do próximo semestre
As obras do Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”, unidade sanitária de referência de nível terciário, poderão estar concluídas até ao final do primeiro semestre ou no início do próximo, informou a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
No final da visita de constatação às obras, realizada este sábado, 22 de Março, pelo Presidente da República, João Lourenço, a governante afirmou que os trabalhos decorrem a bom ritmo e que o Chefe de Estado recomendou ao empreiteiro a aceleração dos trabalhos para a conclusão da unidade hospitalar, localizada no distrito urbano do Gamek, Luanda.
“Uma obra histórica que já teve vários momentos menos bons. Agora, finalmente, está a arrancar com toda a segurança”, acrescentou a governante.
Sílvia Lutucuta sublinhou que o hospital será uma unidade de referência para o país, contando com diversas especialidades de alta complexidade, incluindo serviços de hemodiálise, um centro de histocompatibilidade e uma área de oncologia, além da previsão de realização de transplantes.
A ministra explicou ainda que o hospital contará com um centro de treinamento avançado, diferenciando-se do Hospital Américo Boavida por dispor, além da sala operatória para cirurgia simulada, de uma unidade de cuidados intensivos e de um robô dedicado exclusivamente à formação, além de outro para assistência.
“Isto quer dizer que a robótica já é um facto. Nós já começámos no Hospital Cardeal Dom Alexandre de Nascimento com robótica para assistência e também temos robótica para a formação”, sublinhou.
O Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé” situa-se numa área total de construção de 42.157 metros quadrados, com capacidade para 144 camas, incluindo 33 destinadas à hemodiálise.
A unidade dispõe ainda de um edifício principal de três pisos, onde funcionam o banco de urgências, consultas externas, bloco operatório, unidade de cuidados intensivos, imagiologia, radioterapia e medicina nuclear. No subsolo, estão instaladas áreas técnicas, lavandaria, morgue, cozinha, farmácia hospitalar e depósito de resíduos.
O complexo tem também um parque de estacionamento com 180 vagas e um heliporto para transporte aeromédico. A farmácia pública e a área de hemodiálise, equipadas com 33 cadeiras, ocupam dois pisos.
Conta ainda com um edifício de apartamentos, constituído por 6 pisos, contendo 20 apartamentos T2 e um centro de treinamento constituído por 4 pisos, destinado à formação.
-
HOSPITAL PEDRO MARIA TONHA “PEDALÉ”